Aprenda uma técnica para lidar com a Ansiedade

Quer saber como lidar com a ansiedade? Existem algumas técnicas para o lidar com a ansiedade, uma delas é a ACALME-SE.

 

Essa técnica com oito passos, criada pelo Psicólogo Bernard Rangé, pode ser utilizada nos momentos em que a ansiedade aumentar. Guarde ela para que você possa usar sempre que precisar.

 

A.C.A.L.M.E.-S.E.

A – Aceite a sua ansiedade.

Mesmo que pareça absurdo, aceite as sensações em seu corpo. Substitua seu medo, raiva e rejeição por aceitação. Não lute contra as sensações, mas procure entender o que ocasionou tais sensações. Resistindo, você irá prolongar e intensificar o seu desconforto.

C – Contemple as coisas em sua volta.

Não fique olhando para dentro de você, observando tudo e cada coisa que você sente. Deixe acontecer com o seu corpo o que ele quiser que aconteça, sem julgamento: nem bom, nem mau.

 

Olhe em volta, observando cada detalhe da situação em que você está. Descreva-os minuciosamente para você, como um meio de afastar-se de sua observação interna.

 

Lembre-se: você não é sua ansiedade. Quanto mais você puder separar-se de sua experiência interna e ligar-se nos acontecimentos externos, melhor você se sentirá.

 

Esteja com a sua ansiedade, mas não seja ela; seja apenas observador.

A – Aja com sua ansiedade.

Não se deixe paralisar por conta da ansiedade. E, principalmente, não se desespere. Continue sua rotina na medida do possível. Diminua seu ritmo, mas continue com suas atividades. Continue agindo, bem devagar!

L – Libere o ar de seus pulmões! Respire bem devagar, calmamente, inspirando pouco ar pelo nariz e expirando longa e suavemente pela boca.

M – Mantenha os passos anteriores. Repita cada um, passo a passo.

Continue a:

(1) aceitar sua ansiedade;

(2) contemplar;

(3) agir com ela e

(4) respirar calma e suavemente até que ela diminua e atinja um nível confortável.

E – Examine seus pensamentos.

Avalie a utilidade dos seus pensamentos. Examine de forma mais racional possível.

 

Lembre-se: você está apenas ansioso(a): isto pode ser desagradável, mas não é perigoso. Você está pensando que está em perigo, mas você tem provas reais e definitivas disso?

S – Sorria, você conseguiu!

Você merece todo o seu crédito e todo o seu reconhecimento. Você conseguiu, sozinho(a) e com seus próprios recursos, tranquilizar-se e superar este momento. Comemore as pequenas vitórias. Comemore se conseguiu organizar seus pensamentos, se conseguiu contemplar as coisas ao seu redor, se conseguiu sair da cama, se conseguiu chegar até o trabalho, se conseguiu fazer aquela apresentação, se conseguiu fazer esse passo a passo.

E – Espere o futuro com aceitação.

Entenda que a ansiedade faz parte da nossa vida, ela é necessária para que continuemos vivos. Podemos aprender a lidar com a ansiedade, e quando ela aparecer você vai estar cada vez mais preparado. Tente manter-se no momento presente. Onde seu corpo estiver, é onde sua cabeça também deverá estar.

 

Jacqueline Platero

Jacqueline Platero

Jacqueline Platero é Psicóloga com foco em tratamento para ansiedade e relacionamentos abusivos. Pós-graduada em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae, Graduada em Psicologia, pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) e em Recursos Humanos pela Universidade de Guarulhos (UNG). Possui experiência em atendimento clínico de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Realiza atendimentos presenciais e on-line.

leia mais

postagem-psicóloga-jacqueline-platero-transtorno-de-ansiedade

TIPOS DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Total0 Compartilhar Curtir Facebook0 LinkedIn0 WhatsApp Telegram Copiar Link Ansiedade é uma resposta normal do corpo a situações estressantes ou ameaçadoras. É uma sensação natural de medo ou preocupação que pode ajudar a preparar o corpo para lidar com uma situação difícil. No entanto, a

Saiba mais »
jacqueline-platero-psicologa-sp-202319

crianças dormem com os pais?

Total0 Compartilhar Curtir Facebook0 LinkedIn0 WhatsApp Telegram Copiar Link Afinal, crianças dormem com os pais? Você sabia que o sono compartilhado pode ter consequências preocupantes para as crianças? Muitos pais acreditam que dormir com seus filhos ajuda a fortalecer o vínculo entre eles, mas a

Saiba mais »